A atualização ocorrerá na terça-feira, dia 30/08/2022 às 20h00min (horário de Brasília).
Segue as melhorias que estarão disponíveis nesta versão:
Implementação do ASO Avulso
O ASO Avulso é emitido para os Funcionários das Empresas que não tem Contrato com a Clínica ou nos casos em que a Clínica não faz a gestão do PCMSO dessas Empresas. Pensando em facilitar o atendimento do ASO avulso na Clínica e também em manter esse dado registrado no sistema, foi criado uma nova funcionalidade no Madu para lançar o ASO Avulso.
Essa funcionalidade está disponível no menu do ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONAL, conforme abaixo:
No link disponível abaixo, você irá encontrar o artigo que explica detalhadamente como funciona o lançamento do ASO Avulso e ao final do artigo um vídeo explicativo para auxiliar:
Possibilidade de vincular várias ações ao risco no Inventário do PGR
No inventário de riscos do PGR, temos a opção de GERAR AÇÃO PARA O RISCO OCUPACIONAL:
Nessa nova versão, ao clicar neste item, haverá a possibilidade de vincular diversas ações ao mesmo tempo no risco:
Melhoria na Programação de Exames do PCMSO para atendimento ao Anexo III da NR7
Visando atender ao Anexo III da NR7 - CONTROLE RADIOLÓGICO E ESPIROMÉTRICO DA EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS, foram criadas funcionalidades novas na tela de Programação de Exames do PCMSO.
Com essa implementação, haverá a possibilidade de programar exames conforme o tempo de exposição aos agentes químicos. Para isso, dentro da programação de exames, no campo "Tipo de Programação Periódica" haverá uma nova opção chamada "Por Tempo de Exposição a Agentes Químicos":
Se analisarmos o item 2.17.1 da NR7, a programação será conforme os períodos abaixo:
Para que o Cálculo dos Exames Necessários deste tipo de programação funcione corretamente, também será necessário lançar para os Funcionários o REGISTRO DE PERÍODO DE EXPOSIÇÃO A AGENTES QUÍMICOS:
Neste local deverá ser lançado o Início da Exposição ao Agente Químico, conforme o exemplo abaixo:
Além dessa implementação, foi também criado dentro da Programação de Exames do PCMSO um novo agrupamento de DETALHES DA PROGRAMAÇÃO DO EXAME DEMISSIONAL, para o aproveitamento de exames para demandas demissionais, que indica o aproveitamento atual conforme o Grau de Risco do Estabelecimento, a possibilidade de aproveitamento utilizada pelas Audiometrias (120 Dias) e as novas possibilidades previstas na NR7:
Essa regra funcionará da seguinte forma:
- Conforme o Grau de Risco do Estabelecimento: Aplica a regra de 135 dias para as Empresas graus de risco 1 e 2 e 90 dias para as Empresas graus de risco 3 e 4.
- Até 120 dias: Independente do grau de risco da Empresa, considera 120 dias de validade para o último exame realizado. Este item será realizado para o exame de Audiometria, conforme orientação do item 4.1.1 da NR7.
- Até 1 ano: Independente do grau de risco da Empresa, considera 1 ano de validade para o último exame realizado.
- Até 2 anos: Independente do grau de risco da Empresa, considera 2 anos de validade para o último exame realizado.
Geração de Eventos por Grupo de Empresa
O objetivo deste requisito foi criar uma possibilidade de gerar eventos por Grupos de Empresa, para facilitar a conferência dos envios dos eventos ao eSocial, já que muitas vezes o processo de envio de eventos no formato "Geral", acaba sendo extenso e trabalhoso de analisar, dependendo da quantidade de clientes da Clínica.
Lembrando que para criar o Grupo de Empresas, deve ser acessado este menu:
E para incluir o Grupo no cadastro da Empresa, deve ser acessado esta aba:
Novo Filtro para Geração de Eventos
Atualmente a geração dos eventos S-2220 e S-2240 analisam todos os registros de cada Empresa desde a "Data Início eSocial" para verificar novos eventos que precisam ser transmitidos e comparando evento por evento dos já gerados para verificar se precisam realizar uma Retificação do mesmo.
Devido ao fato de ser alterado laudos ou ASOs antigos já finalizados e que contenham envio de eventos relacionados, essas alterações implicam na geração de eventos de Retificação e muitas vezes esses envios são em grande quantidade dentro do mês, dificultando a conferência dos envios.
Com o objetivo de criar um processo mais prático para a geração dos eventos, foi criado um novo campo dentro do cadastro da Empresa, chamado "Considerar a Geração de Eventos Coletivos desde":
As opções disponíveis neste campo são:
- Desde o início da obrigatoriedade para a Empresa: Regra atual do sistema, a geração dos eventos será considerada deste a "data de início no eSocial" inserido no cadastro da Empresa.
- Últimos 3 meses: Para o S-2220 o sistema irá considerar os ASOs lançados ou alterados nos últimos 3 meses, contados a partir da data de referência. Para o S-2240 o sistema irá considerar os históricos do contrato de trabalho do funcionário dos últimos 3 meses.
- Últimos 6 meses: Para o S-2220 o sistema irá considerar os ASOs lançados ou alterados nos últimos 6 meses, contados a partir da data de referência. Para o S-2240 o sistema irá considerar os históricos do contrato de trabalho do funcionário dos últimos 6 meses.
Além disso, foram efetuadas as seguintes correções:
Mudança na regra da necessidade de exames de mudança de função, para considerar os riscos vinculados ao PCMSO;
Correção no processo de geração de ASO via Agenda, para os funcionários que contenham atividade complementar vinculada;
Ajuste no relatório de eventos do eSocial, para considerar também os eventos S-2210 transmitidos e aceitos;
Correção no processo de geração do faturamento quando há diferença de Prestador;
Correção na contagem de funcionários do PCMSO, quando a impressão do documento há adendos vinculados;
Ajuste na impressão do PCMSO, para considerar apenas os Perigos que possuem associação com riscos vinculados a tal documento;
Correção no processo de exportação para Excel na tela do PPP;
Correção no processo de Recálculo dos Exames Necessários;
Correção no filtro de data na tela do Gerenciador de Eventos;
Melhoria na seleção de postos e funções no Portal do Cliente, para não considerar postos e funções desativados;
Correção no processo de retificação de eventos S-2240 quando há criação de novos históricos no cadastro da função;
Correção no cálculo do resultado do faturamento, quando há funcionários com mudança de Estabelecimento.
Qualquer dúvida entre em contato com a equipe de suporte do Madu.
Até a próxima!