A atualização ocorrerá na quarta-feira, dia 16/08/2023 às 20h (horário de Brasília).
Segue as melhorias que estarão disponíveis nesta versão:
Replicar programação de exames para funções da mesma unidade
Com essa nova implementação será possível replicar programação de exames de uma função para todas as outras funções que estão na mesma unidade de trabalho.
A função é bem similar a que já existe no sistema atualmente ao "criar uma programação a partir desta revisão".
Ao criar uma programação de exames para uma função, clique na opção "OUTRAS AÇÕES" > "Replicar Programação de Exames para as Funções da Unidade de Trabalho":
Após isso, o sistema irá abrir uma nova tela com todas as funções que pertencem a mesma unidade de trabalho cuja programação de exames foi selecionada anteriormente. Selecione as funções que deseja replicar a programação e após clique no EXECUTAR:
Dessa forma, o sistema irá replicar a mesma programação de exames da função selecionada anteriormente para todas as funções escolhidas neste processo.
Melhoria na Geração do Evento S-2220 - Implementado um REGISTRO COM AVISO quando identificar admitidos no mês para a Empresa que não possuem ASO finalizado
O objetivo dessa implementação é criar um "registro com aviso" na geração do evento S-2220, caso o sistema identifique algum ASO admissional com a situação "não avaliado" para algum funcionário.
Possibilidade de editar o nome dos usuários do Portal do Cliente
Por vezes é desativado um Usuário do Portal e é necessário utilizar novamente o mesmo e-mail para a mesma ou outra Empresa, porém para um usuário diferente. O objetivo desta implementação é possibilitar a troca de "Nome do Usuário" do Portal do Cliente:
Melhoria no processo de Geração do Evento S-2240 - Regra para geração de eventos oriundos de Adendos
Essa implementação tem o objetivo de não gerar eventos S-2240 "desnecessários" quando há a elaboração de Adendos.
Vou dar um exemplo para ficar mais claro:
Muitas vezes os Adendos são criados apenas para inclusão de uma nova função, sem alteração de riscos na unidade de trabalho. Neste caso, o sistema deve gerar evento S-2240 apenas para os funcionários vinculados a nova função inserida na unidade de trabalho e não para todas as funções que pertencem aquela unidade, a não ser que tenha alteração dos riscos na elaboração do adendo.
Ao criar uma nova revisão para uma unidade de trabalho, no Inventário de Riscos será necessário informar o "motivo da validade", se é uma Renovação do Programa ou Adendo ao Programa.
Dessa forma, sempre que o sistema identificar que o motivo da validade = Renovação do Programa o sistema irá gerar carga inicial do S-2240 para TODOS os funcionários das funções vinculadas a unidade de trabalho.
Quando o sistema identificar que o motivo da validade = Adendo ao Programa e ocorrer mudança de riscos em relação ao envio do evento anterior, o sistema irá gerar o S-2240 para TODOS os funcionários das funções vinculadas a unidade de trabalho.
E quando o sistema identificar que o motivo da validade = Adendo ao Programa e não houver mudança de riscos, apenas inclusão de novas funções, o sistema irá gerar o S-2240 para APENAS os funcionários das novas funções vinculadas a unidade de trabalho.
Possibilidade de incluir Anexos aos Documentos
Com a implementação dessa funcionalidade, será possível dispor ao final dos documentos (PGR, LTCAT, LIP e PCMSO) Anexos. Estes anexos podem ser textos e imagens e serão considerados no índice dos documentos.
No cadastro do Estabelecimento foi criado uma nova aba chamada "Anexos para Documentos".
Como será a disposição dos Anexos nos documentos:
OBS.: Para o cliente que deseja utilizar os documentos com a opção dos Anexos, deverá solicitar a alteração dos relatórios com a Equipe de Suporte.
Melhoria no processo de Geração do Evento S-2240 - Novo parâmetro do "Início das Informações de Agentes Nocivos p/eSocial" no Estabelecimento
Esse novo campo disponível no cadastro do Estabelecimento, terá o mesmo objetivo do campo "Data de Início no eSocial" já disponível no cadastro da Empresa. A implementação deste novo campo foi necessária para possibilitar informar uma data de início para o envio do S-2240 específica por Estabelecimento.
Exemplo:
Por vezes a Clínica atende uma Empresa que tem Matriz e Filiais, mas atende apenas a Matriz. Após um tempo passa a atender a Filial também, ou seja, a data de início para o envio do eSocial não poderá ser a mesma informada no cadastro da Empresa e sim a data de "Início das Informações de Agentes Nocivos p/ eSocial".
Regra deste campo:
Se o "Início das Informações de Agentes Nocivos p/eSocial" do Estabelecimento for Nulo ou Igual a "Data de Início no eSocial" da Empresa: Deve entender que deve ser gerada a Carga Inicial do S-2240 para todos os funcionários Ativos na Data de Início no eSocial. Regra já existente atualmente no sistema.
Se o "Início das Informações de Agentes Nocivos p/eSocial" do Estabelecimento for maior do que "Data de Início no eSocial" da Empresa: Deve gerar o S-2240 considerando o laudo mais atual do Estabelecimento em relação a data de Início das Informações de Agentes Nocivos p/eSocial.
Inclusão de novo parâmetro no cadastro dos riscos - deve constar no LIP
Antigamente o madu possuía o parâmetro de Deve constar no PPRA/PGR/LIP para configurar a exibição ou não no risco. Agora, nesta nova versão separamos o LIP dos demais ficando desta forma:
Com esta mudança será possível adequar quais riscos devem sair em cada modelo de relatório de acordo com a norma vigente.
Inclusão do campo OBSERVAÇÕES padrão para o RESULTADO DE EXAMES a partir do cadastro dos exames
Nesta atualização incluímos no cadastro dos exames do Madu a opção do campo Observação.
Com isso será possível incluir uma de observação que sempre irá ser sugerida quando o exame for incluído no sistema. Essa funcionalidade é pensada para quando precisar que uma observação "sempre" apareça em um determinado exame. Um caso prático são os exames que utilizam o código de procedimento diagnóstico "9999 - Outros procedimentos diagnósticos não descritos anteriormente". Ao usar este código layout do esocial exige que exista uma observação enviada no evento. Nossa orientação é que seja informado o nome do exame no campo de observação. Ao incluir a observação no cadastro do exame ela será automaticamente apresentada no exame realizado.
Além disso, foram realizadas as seguintes melhorias e correções:
Disponibilizado variável de CPF do responsável pela elaboração, no relatório do LTCAT e LTCAT de Terceiros;
Correção no processo de copiar um Contrato de Prestação de Serviços a partir de outro;
Revisão e correção no processo de criação e atualização dos históricos dos exames programados dos funcionários;
Ampliado o tamanho do campo de "conclusão" no Inventário de Riscos para 20 mil caracteres;
Correção e revisão geral na funcionalidade da Agenda;
Ajuste no processo de integração dos faturamentos com o Conta Azul;
Ampliado o campo de Descrição dos "Perigos ou Fontes de Risco" para 160 caracteres;
Correção no parâmetro "Deve constar Acima do Limite de Ação" para os Riscos serem mapeados corretamente no PCMSO;
Correção na contagem total de Funcionários para o PGR de Terceiros;
Ajuste no processo do faturamento para cobrança dos itens avulsos;
Correção no processo de geração do ASO avulso quando há atividades complementares;
Correção no processo de geração de ASO coletivo quando selecionado a opção por Posto de Trabalho ou Cargo;
Correção na integração do Madu com a Conta Azul para estabelecimentos com inscrição do tipo CAEPF.
Qualquer dúvida entre em contato com a equipe de suporte do Madu.
Até a próxima!