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Transmissão Direta ao eSocial
Transmissão Direta ao eSocial

Confira neste artigo o passo a passo de como fazer a transmissão dos Eventos S-2220 e S-2240 diretamente do Madu para o eSocial

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Escrito por Marivane Mosele
Atualizado há mais de uma semana

O Madu possibilita duas opções de gerar os eventos S-2220 e o S-2240 do eSocial. Uma delas é gerar os eventos e transmitir ao eSocial diretamente pelo Madu e a outra opção, é a possibilidade de gerar o arquivo XML e enviar ao cliente da clínica para que este faça a transmissão ao eSocial.

Neste artigo em específico, iremos abordar sobre a Transmissão dos Eventos Diretamente ao eSocial.

Lembre-se que para a Clínica conseguir fazer a transmissão dos eventos ao eSocial em nome do cliente, este precisa cadastrar uma procuração eletrônica no Portal do e-CAC. Confira no artigo abaixo como o cliente da Clínica deve fazer esse cadastro:

É muito importante fazer todas as conferências das informações referente ao cadastro dos funcionários e da empresa cliente, antes de fazer a geração do arquivo XML no Madu. Caso tenha alguma dúvida de como fazer essas conferências, confira no artigo abaixo o passo a passo:

Além das conferências referente ao cadastro da empresa e dos funcionários, verifique se foi inserido o certificado digital e as demais configurações no cadastro da Empresa.

Lembre-se que para a transmissão direta dos eventos ao eSocial, no cadastro da Empresa, as configurações de eventos do eSocial, devem estar preenchidas na opção "Transmitir Evento":

Caso tenha alguma dúvida de como fazer essas configurações, confira no artigo abaixo o passo a passo:

Após todas essas conferências que são imprescindíveis para geração dos eventos, podemos ir adiante para verificar como funciona a Transmissão Direta dos Eventos ao eSocial...

Acesse o menu GERENCIADOR DE EVENTOS:

Clique em GERAR EVENTOS:

O primeiro campo a ser preenchido é a Data de Referência, aqui você SEMPRE irá preencher o dia primeiro de cada mês e o sistema fará o envio das informações do mês anterior. Um exemplo:

Referência 01/09/2021, o Madu irá gerar o evento das informações referente ao período 01/08/2021 a 31/08/2021.

Sobre o prazo de envio dos dados, vou usar o o exemplo citado acima... a Clínica terá até o dia 15/09/2021 para gerar os eventos referente ao período 01/08/2021 a 31/08/2021.

Lembre-se que independente do dia que você fará a Transmissão dos Eventos, a data de referência sempre será o dia 01.

Deverá ser selecionado quais eventos deseja gerar o arquivo XML, se é o S-2240 ou o S-2220. Lembrando que pode ser gerado os dois ao mesmo tempo.

Após isso, procure a empresa e mova ela para a coluna de "Selecionados" e clique em EXECUTAR.

Segue um exemplo abaixo de como ficará o preenchimento dos dados:

Após colocar para executar, acompanhe a execução no menu MEUS PROCESSOS:

Procure pelo tipo de serviço "Geração de Eventos de Saúde Ocupacional (S-2220)" e "Geração de Eventos de Segurança do Trabalho (S-2240)". O mais importante aqui é conferir a coluna de ESTADO, se foi "Finalizado" ou "Finalizado com erro(s)". Independente do ESTADO, abra o processo para verificar o que foi gerado e também para identificar os erros (se tiver).

Ao abrir os processos, é possível identificar a quantidade de registros Afetados e a quantidade de registros com Erro.

Para identificar esses registros, use as abas de REGISTROS AFETADOS e REGISTROS COM ERRO:

Na aba de REGISTROS COM ERRO, o sistema irá detalhar quais são as informações que estão inconsistentes e que causou o erro. Faça os ajustes necessários e coloque rodar o processo novamente que o sistema irá gerar os eventos somente para os funcionários que apresentou o erro.

No menu GERENCIADOR DE EVENTOS, será possível identificar os eventos que foram gerados para cada funcionário. Nesta tela você pode usar uma exibição de tela "Por Empresa" para facilitar a busca das informações:

É muito importante que seja verificado as colunas de PROCESSAMENTO ESOCIAL, RESPOSTA ESOCIAL E NÚMERO DE RECIBO ESOCIAL. Segue o abaixo uma explicação de cada uma dessas colunas:

- PROCESSAMENTO ESOCIAL: Nesta coluna é onde será possível identificar se o evento foi Aceito ou Rejeitado pelo eSocial.

- RESPOSTA ESOCIAL: Essa Resposta é fornecida pelo eSocial quando é enviado os eventos e logo que é enviado normalmente a resposta é "101 - Lote Aguardando Processamento" e depois atualiza para o "201 - Sucesso", "202 - Sucesso com advertência" ou "401 - Conteúdo do evento inválido".

- NÚMERO DE RECIBO ESOCIAL: Aqui estará disponível o número do recibo que o eSocial enviará referente aquele evento quando o mesmo for Aceito. Este número identifica o evento na base do eSocial.

Ao abrir o evento que foi gerado para o funcionário, é possível identificar de forma detalhada todas as informações que o sistema gerou referente aquele evento.

Para os eventos Rejeitados, é necessário analisar a aba de Inconsistências, é neste local que terá o retorno do eSocial do motivo que aquele evento foi rejeitado.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, gravamos dois vídeos explicativos com o passo a passo sobre a Transmissão Direta dos eventos ao eSocial.

Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe de suporte do Madu.

Até a próxima!

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