Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõeseSocial
Geração do Arquivo XML
Geração do Arquivo XML

Veja como é simples gerar o arquivo XML dos Eventos do eSocial para a Clínica poder enviar ao Cliente fazer a Transmissão ao eSocial

Marivane Mosele avatar
Escrito por Marivane Mosele
Atualizado há mais de uma semana

O Madu possibilita duas opções de gerar os eventos S-2220, S-2240 e S-2210 do eSocial. Uma delas é gerar os eventos e transmitir ao eSocial diretamente pelo Madu e a outra opção, é a possibilidade de gerar o arquivo XML e enviar ao cliente da clínica para que este faça a transmissão ao eSocial.

Neste artigo em específico, iremos abordar sobre a Geração do Arquivo XML.

Lembre-se que para o seu cliente conseguir fazer a transmissão dos eventos ao eSocial, ele precisa ter um software com importador de arquivo XML.

É muito importante fazer todas as conferências das informações referente ao cadastro dos funcionários e da empresa cliente, antes de fazer a geração do arquivo XML no Madu. Caso tenha alguma dúvida de como fazer essas conferências, confira no artigo abaixo o passo a passo:

Além das conferências referente ao cadastro da empresa e dos funcionários, verifique se foi inserido o certificado digital e as demais configurações no cadastro da Empresa.

Lembre-se que para geração do arquivo XML, no cadastro da Empresa, as configurações de eventos do eSocial, devem estar preenchidas na opção "Gerar Arquivo Físico":

Caso tenha alguma dúvida de como fazer essas configurações, confira no artigo abaixo o passo a passo:

Após todas essas conferências que são imprescindíveis para geração dos eventos, podemos ir adiante para verificar como funciona a geração do arquivo XML...

Acesse o menu GERENCIADOR DE EVENTOS:

Clique em GERAR EVENTOS:

O primeiro campo a ser preenchido é a Data de Referência, aqui você SEMPRE irá preencher o dia primeiro de cada mês e o sistema fará o envio das informações do mês anterior. Um exemplo:

Referência 01/09/2021, o Madu irá gerar o arquivo XML das informações referente ao período 01/08/2021 a 31/08/2021.

Sobre o prazo de envio dos dados, vou usar o o exemplo citado acima... a Clínica terá até o dia 15/09/2021 para gerar os eventos referente ao período 01/08/2021 a 31/08/2021.

Lembre-se que independente do dia que você fará a geração do arquivo XML, a data de referência sempre será o dia 01.

Deverá ser selecionado quais eventos deseja gerar o arquivo XML, se é o S-2240 ou o S-2220. Lembrando que pode ser gerado os dois ao mesmo tempo.

Após isso, procure a empresa e mova ela para a coluna de "Selecionados" e clique em EXECUTAR.

Segue um exemplo abaixo de como ficará o preenchimento dos dados:

Após colocar para executar a geração dos arquivos XML, acompanhe a execução no menu MEUS PROCESSOS:

Procure pelo tipo de serviço "Geração de Eventos de Saúde Ocupacional (S-2220)" e "Geração de Eventos de Segurança do Trabalho (S-2240)". O mais importante aqui é conferir a coluna de ESTADO, se foi "Finalizado" ou "Finalizado com erro(s)". Independente do ESTADO, abra o processo para verificar o que foi gerado e também para identificar os erros (se tiver).

Ao abrir os processos, é possível identificar a quantidade de registros Afetados e a quantidade de registros com Erro.

Para identificar esses registros, use as abas de REGISTROS AFETADOS e REGISTROS COM ERRO:

Na aba de REGISTROS COM ERRO, o sistema irá detalhar quais são as informações que estão inconsistentes e que causou o erro. Faça os ajustes necessários e coloque rodar o processo novamente que o sistema irá gerar os eventos somente para os funcionários que apresentou o erro.

No menu GERENCIADOR DE EVENTOS, será possível identificar os eventos que foram gerados para cada funcionário. Nesta tela você pode usar uma exibição de tela "Por Empresa" para facilitar a busca das informações:

Ao abrir o evento que foi gerado para o funcionário, é possível identificar de forma detalhada todas as informações que o sistema gerou referente aquele evento.

Para fazer o download do arquivo XML, certifique-se que todos os eventos estão com a Situação do Evento "Arquivo Físico Gerado".

Agora é possível fazer o download do arquivo XML, acessando o seguinte menu:

Neste menu será possível identificar os arquivos XML que contém os eventos que foram gerados para cada funcionário. Nesta tela você pode usar uma exibição de tela "Por Empresa" para facilitar a busca das informações e também fazer o download dos Arquivos.

OBS.: O sistema irá gerar um lote para o evento S-2240 e um lote para o evento S-2220 e cada um dos lotes podem conter até 50 eventos.

Além da possibilidade de fazer o download do arquivos XML em lote, é possível fazer o envio dos arquivos de forma individual via e-mail ao cliente da Clínica.

Para isso, acesse o menu GERENCIADOR DE EVENTOS e clique no item destacado abaixo:

Ao selecionar essa opção, será aberto uma nova tela, onde será possível filtrar e selecionar por data e tipo de evento que deseja enviar ao cliente:

Ao fazer o envio, o cliente receberá no e-mail dele, um arquivo "zipado" com um XML individual para cada evento de cada funcionário. Segue um exemplo abaixo:

Caso tenha ficado com alguma dúvida, gravamos um vídeo explicativo com o passo a passo sobre a geração dos arquivos XML.

Qualquer dúvida entre em contato com nossa equipe de suporte do Madu.

Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?