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PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

Aprenda a elaborar um PGR utilizando o Madu

Marivane Mosele avatar
Escrito por Marivane Mosele
Atualizado há mais de uma semana

Antes de começar a elaborar um PGR no Madu, é imprescindível que as informações abaixo estejam cadastradas no sistema:

  • Estrutura Organizacional de Empresa (Empresa, Estabelecimento, Posto e Função);

  • Unidades de Trabalho;

  • Matriz de Classificação da Severidade do Risco;

  • Perigos ou Fonte de Risco Ocupacional;

  • Riscos Ocupacionais.

Caso tenha alguma dúvida em relação aos cadastros citados acima, vou deixar aqui os links dos artigos explicativos referente a esses assuntos para que você possa consultar:

Após todos esses cadastros, vamos iniciar elaborando o PGR acessando o menu do Inventário de Riscos das Unidades de Trabalho:

Selecione a Unidade de Trabalho que deseja iniciar o levantamento de perigos e riscos. Após isso, no campo "Identificação dos Perigos da Unidade de Trabalho" clique em NOVO e inclua os perigos existentes e ao lado as fonte e/ou circunstâncias de cada perigo, conforme o exemplo abaixo:

Feito a inclusão do perigos, selecione a aba "Classificação dos Riscos do Ambiente":

Aqui nesta aba é que será aplicado a matriz de classificação de severidade dos riscos. Para facilitar, podemos buscar os riscos que foram vinculados nos perigos selecionados na tela anterior, clicando em "outras ações" e "buscar os riscos relacionados aos perigos identificados":

O sistema vai buscar automaticamente os riscos, conforme exemplo abaixo:

Selecione os riscos para que você possa aplicar a matriz de classificação de severidade. Para aplicar a matriz de classificação, preencha os campos de probabilidade e gravidade e o sistema fará a classificação de severidade automaticamente. Segue um exemplo abaixo:

Vale ressaltar que para poder aplicar a classificação do nível de risco, a matriz precisa estar vinculada no cadastro do risco:

Você pode vincular um risco para fazer a classificação de forma manual também e não somente pelo atalho demonstrado acima, para isso, basta clicar em NOVO:

Depois de fazer a classificação dos riscos, para uma melhor organização e gestão dos riscos no momento da elaboração do PGR, os riscos ficarão ordenados por ordem de classificação de severidade do risco, do mais crítico para o mais baixo:

Depois da classificação de severidade do risco aplicada, os riscos poderão ser avaliados. Para facilitar, clique no risco que deseja fazer a avaliação e após clique em "outras ações" e "criar avaliação para o risco ambiental":

O sistema abrirá uma nova tela para que seja realizada a avaliação do risco:

Você pode também avaliar os riscos de forma manual e não somente pelo atalho demonstrado acima, para isso, basta clicar em NOVO na aba "Avaliações dos Riscos Ambientais":

Possibilidade de criar ações diretamente pela tela do Inventário de Riscos

Também na tela do Inventário de Riscos, o profissional de segurança do trabalho poderá optar por sugerir ações para o plano de ação do PGR, conforme a classificação dos riscos. Será necessário selecionar o risco no qual o usuário deseja criar a ação, após clicar em "outras ações" e "Gerar Ação Para o Risco Ambiental". Confira abaixo:

Se a empresa no qual está sendo elaborado o PGR já possuir cronograma de ações cadastrado, o usuário poderá optar por selecionar qual ação deseja vincular aquele risco. Neste caso, será necessário selecionar a ação no qual deseja vincular o risco e após clicar em "Selecionar":

Após isso o sistema apresentará a mensagem que a ação foi associada a Unidade de Trabalho e ao Risco Ambiental:

E dentro do cadastro da ação, terá um campo onde será possível identificar qual Unidade de Trabalho e Risco estão associadas aquela ação.

OBS: Uma mesma ação, poderá estar vinculada a diversas Unidades de Trabalho e Riscos.

Se a empresa no qual está sendo elaborado o PGR não possuir cronograma de ações cadastrado ou se o usuário optar por criar uma ação diferente das existentes no cronograma, basta clicar em "Nova Ação":

Vale ressaltar que o cliente não é obrigado a elaborar o plano de ação do PGR usando a tela do Inventário de Riscos, o cliente pode elaborar o plano de ação diretamente no menu abaixo:

Caso tenha alguma dúvida em relação a elaboração do cronograma de ações do PGR, confira neste artigo o passo a passo: https://suporte.madusaude.com.br/pt-BR/articles/1737947-criando-um-cronograma-de-acoes-do-ppra

Para emitir o relatório do PGR, basta clicar no menu RELATÓRIOS:

Procure na base de dados dos relatórios um arquivo com o nome "PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos", você pode usar o campo de pesquisa para facilitar a busca. Clique apenas um vez no relatório do PGR para selecionar o mesmo e após clique em VISUALIZAR, conforme abaixo:

Inclua os dados de Empresa, Estabelecimento e Período de Revisão do laudo e após clique em OK:

Dessa forma o sistema irá gerar o laudo do PGR, podendo o mesmo ser exportado para PDF, Word e etc., conforme opções listadas na parte superior da tela:

Pronto!

Finalizamos mais um artigo! Espero que este artigo te auxilie na elaboração do PGR no Madu.

Até a próxima!

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