Passar para o conteúdo principal

Incluindo os riscos nos Ambientes de Trabalho

Neste artigo, vamos te mostrar qual é o procedimento para inserir os riscos nos Ambientes, ou seja, nos Grupos Homogêneos de Exposição.

Marivane Mosele avatar
Escrito por Marivane Mosele
Atualizado há mais de 5 anos

Após você ter cadastrado os Ambientes de Trabalho, agora será necessário inserir os riscos e suas respectivas avaliações dentro desses Ambientes.
Primeiramente, vamos acessar o caminho abaixo:

Procure a Empresa e o Ambiente de Trabalho que deseja inserir os riscos e após cliente em Pesquisar para atualizar a tela. Siga conforme imagem abaixo:

Para inserir um novo risco neste ambiente, clique em Novo:

Preencha os campos necessários conforme abaixo:
Início da Validade: Informe a competência de início do PPRA/LTCAT. Ex.: 06/2019. Caso fique com dúvidas, pesquise na "lupa" que ele vai trazer as datas de início de validade que foram preenchidas no cadastro dos ambientes.
Data da Avaliação: Neste campo você poderá informar a data em que foi na empresa fazer o levantamento dos riscos e medições. Se você não tiver essa informação em mãos, não tem problema, pois o Madu vai trazer como sugestão o primeiro dia de vigência do seu laudo. Ex.: 01/06/2019.
Risco Ambiental: Clique na "lupa" e procure no cadastro de riscos do Madu, qual risco você deseja inserir neste Ambiente. Lembre-se que você deve inserir riscos que já foram "parametrizados", se você tem dúvidas sobre a parametrização dos riscos, clique neste artigo: Cadastros da Segurança do Trabalho.
Presente: Se o risco está presente neste ambiente, você deve escolher a opção SIM.

Você deverá ficar com uma tela similar a essa:

Agora vamos para os DETALHES DA AVALIAÇÃO.
Preencha os campos conforme orientado abaixo:

Intensidade/Concentração: Este campo vai aparecer para preenchimento, somente se o risco for classificado como Quantitativo. Aqui você deve preencher o valor de medição encontrado para o risco. Ex.: 83,2 dB(A).
Limite de Tolerância: Note que o Madu trará o Limite de Tolerância que foi informado no cadastro do risco. Caso tenha necessidade, você poderá alterar essa informação.
Frequência do risco: Qual é a frequência em que o funcionário está exposto a este risco? O Madu já traz cadastrado duas opções: Ocasional/Intermitente e Habitual/Permanente, clique na "lupa" que você encontrará essas opções. Caso tenha interesse de cadastrar outras nomenclaturas para o campo de frequência do risco, clique no "lápis" e faça o cadastro conforme sua preferência.
Técnica Utilizada:
Informe qual foi a técnica utilizada para fazer o levantamento do risco neste ambiente de trabalho. Ex.: Dosimetria, Inspeção Técnica e etc.
Implementação de EPC: O empregador implementa medidas de proteção coletiva (EPC) para eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores ao fator de risco?
0 - Não se aplica;
1 - Não implementa;
2 - Implementa.
Essas serão as opções de resposta que o Madu vai trazer.
Caso for selecionado a opção Implementa, automaticamente o Madu vai abrir logo abaixo um campo para você detalhar qual é o EPC utilizado neste ambiente. Clique em Novo e faça a inclusão do EPC. Lembre-se que o Madu não traz opções de EPCs cadastrados, neste caso é necessário clica no "lápis" e cadastra-los.

EPC é Eficaz?: Se é implementado o uso de EPC neste Ambiente, será necessário informar se este EPC escolhido é eficaz ou não.
Utilização de EPI: Deverá ser informado se existe alguma medida de proteção individual para o risco existente no ambiente de trabalho. As opções de resposta serão:
0 - Não se aplica;
1 - Não utilizado;
2 - Utilizado.
Caso for selecionado a opção Utilizado, automaticamente o Madu vai abrir logo abaixo um campo para você detalhar qual é o EPI utilizado neste ambiente. Clique em Novo e faça a inclusão do EPI. Lembrando que além de informar qual é o EPI utilizado, é necessário informar o CA - Certificado de Aprovação.
OBS: O Madu traz uma série de EPIs com seus respectivos números de CA já cadastrados, para facilitar, digite diretamente o número do CA do EPI, na coluna "número do CA".

Probabilidade e Gravidade: Se o Técnico de Segurança ou Engenheiro responsável pelo levantamento de riscos trabalha com alguma tabela de classificação de severidade do riscos através de cruzamentos entre probabilidade e gravidade, é possível cadastrar estes campos no Madu. Caso não queira sugerir uma Probabilidade e Gravidade, você poderá selecionar  diretamente uma severidade no campo Classificação de Severidade do Risco.
Classificação da Severidade do Risco: Qual é a severidade do risco neste ambiente? Você pode cadastrar opões como Baixa, Média e Alta, clicando no "lápis".
Observações: Neste campo pode ser digitado qualquer informação que seja de interesse do responsável pelo registro dos riscos.

Você deve ter ficado com uma tela similar a essa:

Agora vamos fazer o preenchimento do ENQUADRAMENTO LEGAL.
O enquadramento legal é o campo que vai para o seu laudo de LTCAT. Preencha os campos conforme orientado abaixo:

Código de Ocorrência GFIP: Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional para o financiamento da aposentadoria especial, essa informação deve ser informada neste campo.
Insalubridade: Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional de insalubridade, escolha a opção Grau Máximo, Grau Médio ou Grau Mínimo. Se não for aplicável o recolhimento, escolha a opção NÃO.
Periculosidade:
Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional de periculosidade, escolha a opção SIM, se não for aplicável o recolhimento, escolha a opção NÃO.

Logo abaixo, podemos preencher as FONTES GERADORAS:
Neste campo, você deve preencher quais são as fontes geradoras daquele risco que você está inserindo. Ex.: A fonte geradora do risco ruído em determinado ambiente são as máquinas e equipamentos que possuem naquele ambiente, ou seja, essas máquinas e equipamentos são a fonte do risco.
Para inserir uma fonte geradora, clique em Novo.
OBS: O Madu traz algumas opções de fontes geradoras já cadastradas, clique na "lupa" que você encontrará essas opções. Caso tenha interesse de cadastrar outras opções de fontes geradoras, clique no "lápis" e faça o cadastro conforme sua preferência.

E para finalizar, devemos preencher as MEDIDAS DE CONTROLE:
Se a empresa implementa alguma medida de controle para reduzir ou eliminar o risco neste ambiente, você pode inserir essa informação neste campo. Aqui nós vamos preencher somente as medidas de controle já implementadas pela empresa, se você deseja sugerir que a empresa realize alguma medida de controle, neste caso você deve inserir essa informação no cronograma de ações do PPRA.
OBS.: O Madu não traz opções de medidas de controle, neste caso é necessário cadastra-los.
Para inserir uma nova medida de controle, clique em Novo.
Será necessário informar se a medida de controle é do tipo Administrativa, Coletiva e/ou Individual, selecione a opção desejada e a direita digite a medida de controle que deseja cadastrar, após clique em "Enter" que o Madu fará o cadastro automaticamente para você.

Pronto, finalizamos a inclusão e a avaliação deste risco.

Não esqueça de clicar em
Salvar!

Respondeu à sua pergunta?