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Incluindo os riscos nos Ambientes de Trabalho

Neste artigo, vamos te mostrar qual é o procedimento para inserir os riscos nos Ambientes, ou seja, nos Grupos Homogêneos de Exposição.

Marivane Mosele avatar
Escrito por Marivane Mosele
Atualizado há mais de uma semana

Após você ter cadastrado os Ambientes de Trabalho, agora será necessário inserir os riscos e suas respectivas avaliações dentro desses Ambientes.
Primeiramente, vamos acessar o caminho abaixo:

Procure a Empresa e o Ambiente de Trabalho que deseja inserir os riscos e após cliente em Pesquisar para atualizar a tela. Siga conforme imagem abaixo:

Para inserir um novo risco neste ambiente, clique em Novo:

Preencha os campos necessários conforme abaixo:
Início da Validade: Informe a competência de início do PPRA/LTCAT. Ex.: 06/2019. Caso fique com dúvidas, pesquise na "lupa" que ele vai trazer as datas de início de validade que foram preenchidas no cadastro dos ambientes.
Data da Avaliação: Neste campo você poderá informar a data em que foi na empresa fazer o levantamento dos riscos e medições. Se você não tiver essa informação em mãos, não tem problema, pois o Madu vai trazer como sugestão o primeiro dia de vigência do seu laudo. Ex.: 01/06/2019.
Risco Ambiental: Clique na "lupa" e procure no cadastro de riscos do Madu, qual risco você deseja inserir neste Ambiente. Lembre-se que você deve inserir riscos que já foram "parametrizados", se você tem dúvidas sobre a parametrização dos riscos, clique neste artigo: Cadastros da Segurança do Trabalho.
Presente: Se o risco está presente neste ambiente, você deve escolher a opção SIM.

Você deverá ficar com uma tela similar a essa:

Agora vamos para os DETALHES DA AVALIAÇÃO.
Preencha os campos conforme orientado abaixo:

Intensidade/Concentração: Este campo vai aparecer para preenchimento, somente se o risco for classificado como Quantitativo. Aqui você deve preencher o valor de medição encontrado para o risco. Ex.: 83,2 dB(A).
Limite de Tolerância: Note que o Madu trará o Limite de Tolerância que foi informado no cadastro do risco. Caso tenha necessidade, você poderá alterar essa informação.
Frequência do risco: Qual é a frequência em que o funcionário está exposto a este risco? O Madu já traz cadastrado duas opções: Ocasional/Intermitente e Habitual/Permanente, clique na "lupa" que você encontrará essas opções. Caso tenha interesse de cadastrar outras nomenclaturas para o campo de frequência do risco, clique no "lápis" e faça o cadastro conforme sua preferência.
Técnica Utilizada:
Informe qual foi a técnica utilizada para fazer o levantamento do risco neste ambiente de trabalho. Ex.: Dosimetria, Inspeção Técnica e etc.
Implementação de EPC: O empregador implementa medidas de proteção coletiva (EPC) para eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores ao fator de risco?
0 - Não se aplica;
1 - Não implementa;
2 - Implementa.
Essas serão as opções de resposta que o Madu vai trazer.
Caso for selecionado a opção Implementa, automaticamente o Madu vai abrir logo abaixo um campo para você detalhar qual é o EPC utilizado neste ambiente. Clique em Novo e faça a inclusão do EPC. Lembre-se que o Madu não traz opções de EPCs cadastrados, neste caso é necessário clica no "lápis" e cadastra-los.

EPC é Eficaz?: Se é implementado o uso de EPC neste Ambiente, será necessário informar se este EPC escolhido é eficaz ou não.
Utilização de EPI: Deverá ser informado se existe alguma medida de proteção individual para o risco existente no ambiente de trabalho. As opções de resposta serão:
0 - Não se aplica;
1 - Não utilizado;
2 - Utilizado.
Caso for selecionado a opção Utilizado, automaticamente o Madu vai abrir logo abaixo um campo para você detalhar qual é o EPI utilizado neste ambiente. Clique em Novo e faça a inclusão do EPI. Lembrando que além de informar qual é o EPI utilizado, é necessário informar o CA - Certificado de Aprovação.
OBS: O Madu traz uma série de EPIs com seus respectivos números de CA já cadastrados, para facilitar, digite diretamente o número do CA do EPI, na coluna "número do CA".

Probabilidade e Gravidade: Se o Técnico de Segurança ou Engenheiro responsável pelo levantamento de riscos trabalha com alguma tabela de classificação de severidade do riscos através de cruzamentos entre probabilidade e gravidade, é possível cadastrar estes campos no Madu. Caso não queira sugerir uma Probabilidade e Gravidade, você poderá selecionar  diretamente uma severidade no campo Classificação de Severidade do Risco.
Classificação da Severidade do Risco: Qual é a severidade do risco neste ambiente? Você pode cadastrar opões como Baixa, Média e Alta, clicando no "lápis".
Observações: Neste campo pode ser digitado qualquer informação que seja de interesse do responsável pelo registro dos riscos.

Você deve ter ficado com uma tela similar a essa:

Agora vamos fazer o preenchimento do ENQUADRAMENTO LEGAL.
O enquadramento legal é o campo que vai para o seu laudo de LTCAT. Preencha os campos conforme orientado abaixo:

Código de Ocorrência GFIP: Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional para o financiamento da aposentadoria especial, essa informação deve ser informada neste campo.
Insalubridade: Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional de insalubridade, escolha a opção Grau Máximo, Grau Médio ou Grau Mínimo. Se não for aplicável o recolhimento, escolha a opção NÃO.
Periculosidade:
Se a exposição ao fator de risco/execução da atividade, enseja recolhimento do adicional de periculosidade, escolha a opção SIM, se não for aplicável o recolhimento, escolha a opção NÃO.

Logo abaixo, podemos preencher as FONTES GERADORAS:
Neste campo, você deve preencher quais são as fontes geradoras daquele risco que você está inserindo. Ex.: A fonte geradora do risco ruído em determinado ambiente são as máquinas e equipamentos que possuem naquele ambiente, ou seja, essas máquinas e equipamentos são a fonte do risco.
Para inserir uma fonte geradora, clique em Novo.
OBS: O Madu traz algumas opções de fontes geradoras já cadastradas, clique na "lupa" que você encontrará essas opções. Caso tenha interesse de cadastrar outras opções de fontes geradoras, clique no "lápis" e faça o cadastro conforme sua preferência.

E para finalizar, devemos preencher as MEDIDAS DE CONTROLE:
Se a empresa implementa alguma medida de controle para reduzir ou eliminar o risco neste ambiente, você pode inserir essa informação neste campo. Aqui nós vamos preencher somente as medidas de controle já implementadas pela empresa, se você deseja sugerir que a empresa realize alguma medida de controle, neste caso você deve inserir essa informação no cronograma de ações do PPRA.
OBS.: O Madu não traz opções de medidas de controle, neste caso é necessário cadastra-los.
Para inserir uma nova medida de controle, clique em Novo.
Será necessário informar se a medida de controle é do tipo Administrativa, Coletiva e/ou Individual, selecione a opção desejada e a direita digite a medida de controle que deseja cadastrar, após clique em "Enter" que o Madu fará o cadastro automaticamente para você.

Pronto, finalizamos a inclusão e a avaliação deste risco.

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