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Todas as coleçõesMontando o PGR, LTCAT, LIP e PCMSODúvidas sobre a emissão dos documentos
Não consegui emitir um documento (PPRA, LTCAT, PCMSO ou PCA). E agora?
Não consegui emitir um documento (PPRA, LTCAT, PCMSO ou PCA). E agora?

Conheça os principais motivos que causam os erros que não permitem que um documento seja emitido

Adriano Lopes avatar
Escrito por Adriano Lopes
Atualizado há mais de uma semana

Você já deve ter se deparado em algum momento com essa mensagem após tentar emitir um documento...
Certo?

Existem alguns motivos que podem causar esse erro e não permitir que você emita um documento. 

Vamos ver algumas dessas possibilidades:

Ausência do modelo de Texto Estruturado


Essa é uma das causas mais comuns que impedem que os usuários não consigam emitir um documento. Nesse caso basta acessar o cadastro de Empresas conforme abaixo:

Após acessar a empresa desejada vá até o final da página e verifique se um modelo de texto está vinculado a este registro. 

Caso não esteja preenchido faça o preenchimento.

Ausência dos responsáveis pelos documentos


Para que um documento seja emitido é necessário que um profissional esteja vinculado como responsável pelo documento. Para verificar acesse o cadastro de Estabelecimento conforme abaixo:

Acesse o estabelecimento desejado e em seguida escolha uma das abas na parte superior da tela: RESPONSÁVEIS PELO PCMSO, PPRA OU LTCAT. 

Em seguida informe o profissional e a data de início da responsabilidade.
Obs.: a data de término não é obrigatória e pode ser deixada em branco caso a responsabilidade esteja vigente.
Nesse cadastro o erro mais comum é informar uma data que não contempla todo o período de vigência do documento, ou seja, se o seu PCMSO tem vigência em 03/2019 a data a ser informada como início é 01/03/2019, uma vez que trata-se do primeiro dia do mês de vigência do documento. Caso você informe 04/03/2019 o Madu vai entender que o período entre 01/03 e 03/03 não possui nenhum responsável.

Acredito que após revisar as causas listadas acima você deverá conseguir emitir um documento. Caso não consiga, orientamos que verifique os seguintes registros:

  • Cadastro do Profissional de Medicina e Segurança: nesse caso o registro do profissional precisa estar completo, incluindo os documentos da pessoa (ex. CPF e PIS). Esses dados são importantes pois serão enviados ao eSocial;

  • Data da Revisão do Texto Estruturado: Observe que essa data implica na utilização deste documento. Caso você informe a data 01/01/2019 o Madu entenderá que esse texto somente pode ser usado após essa data, logo não poderá ser usado em um PPRA de 10/2018. Caso isso ocorra crie uma Revisão deste texto e informe uma data mais antiga (Ex. 01/10/1950). ok?


Esses são os principais motivos que causam aquele erro mostrado no início. Caso você continue sem conseguir emitir um documento contato nosso ambiente de suporte para que possamos fazer uma análise juntos do que pode estar ocorrendo.

Continue visitando nossos artigos e fique por dentro de todas as novidades do Madu!

Até a próxima!

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