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Criando os Ambientes de Trabalho e incluindo as Avaliações de Riscos
Criando os Ambientes de Trabalho e incluindo as Avaliações de Riscos

Veja como criar os ambientes de Trabalho (segundo GHE) e inclua os respectivos riscos.

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Escrito por Adriano Lopes
Atualizado há mais de uma semana

Agora que já temos os cargos, funções, e postos de trabalho cadastrados precisamos cadastrar os ambientes da empresa. Sei que já fizemos vários cadastros, mas tenha certeza que tudo isso vai facilitar muito o seu trabalho. Para cadastrar nosso primeiro risco ambiental, precisamos que você acesse o ícone Ambientes de Trabalho no Madu conforme abaixo:

Clique em Novo e uma nova tela deve aparecer. Como já temos uma empresa cadastrada, clique na lupa para encontrá-la no cadastro. Busque também o posto de trabalho. No campo descrição preencha com o nome do ambiente. No meu cadastro por exemplo o nome é "Administração". No campo validade informe o período de validade inicial do PPRA. No meu caso seria "07/2017" pois é o mês  de início de validade do documento. Para terminar, no campo descrição preencha detalhadamente o ambiente.  
Acredito que você tenha ficado com uma tela como a minha...

Logo abaixo preencha as funções que possuem os mesmos riscos e estão presentes neste ambiente. Você deve ter ficado com uma tela assim:
​ 

Lembre-se que após termos concluído toda essa etapa devemos clicar em Salvar. Não queremos perder todo o trabalho....

Criando Ambientes de acordo com o GHE

Em algum momento você pode se deparar com o seguinte cenário: Tenho um posto de trabalho onde as funções possuem riscos diferentes, ou seja, os funcionários estão expostos a GHE´s diferentes.
Nesse caso, você deve fazer a "quebra" dos ambientes e assim poderá unir todos as funções que fazem parte de um ambiente com riscos iguais (GHE). Veja como é simples:
Primeiramente informe o Posto de Trabalho. No campo Descrição você deverá informar como deseja que esse ambiente seja chamado.
Veja no meu exemplo como ficou:

Em seguida cadastre a descrição do ambiente e insira as funções que fazem parte deste ambiente (possuem riscos iguais).
Ao executar essa tarefa você deverá ficar com uma imagem como essa:

Veja que eu dividi um mesmo Posto de Trabalho em 2 grupos homogêneos (GHE). Agora que já criamos estes ambientes podemos partir para o próximo passo e incluir os riscos nesses ambientes.

Para isso, siga os passos a seguir.

Avaliando os Riscos Ambientais

Para que tudo fique correto, precisamos fazer o cadastro de todos os dados coletados no Madu. Nesse tópico vamos tratar sobre o cadastro das avaliações de risco. Para isso, precisamos seguir o caminho descrito na imagem abaixo:

Clique em Novo, preencha os dados da empresa e ambiente de trabalho. No campo início da validade, informe a competência de início conforme PPRA. Na data de avaliação você precisa informar a data da realização da medição. Caso não esteja disponível, informe a data de início da vigência do PPRA. Em seguida, cadastre o risco e informe se é presente ou não.

Ao informar Sim no campo Presente você vai ficar habilitado a preencher a qualificação do risco, ou seja, deverá preencher os Detalhes da Avaliação com os dados intensidade, frequência, uso de EPI, etc.

Note o Madu trará um Limite de Tolerância informado no cadastro do risco. Caso tenha necessidade você poderá alterar essa informação. Além disso veja que existem as informações relativas à EPC e EPI.
Nessa mesma tela, existem campos de Probabilidade e Gravidade que possuem algumas sugestões de classificação. Ao selecionar o cruzamento entre Probabilidade e Gravidade o Madu vai sugerir uma Classificação de Severidade do Risco. Caso não queira sugerir uma Probabilidade e Gravidade você poderá selecionar  diretamente uma severidade no campo Classificação de Severidade do Risco. Caso prefira também é possível cadastrar uma nova opção de acordo com seu entendimento (Ex. Baixo, médio, alto, etc) clicando no "lápis". 

Além disso, no item Enquadramento Legal você deve fazer o enquadramento deste risco. Esses dados são importantes para a emissão do LTCAT. Note que existe o campo Observações para você insira algo que entenda ser importante.
Ainda precisamos informar a utilização de EPI e EPC. Faça o cadastro conforme abaixo:

Por fim, precisamos cadastrar a Fonte Geradora. No meu caso, cadastrei os equipamentos que produziram o ruído no meu ambiente cadastrado. Note que existem as colunas Percentual de Impacto e Observações que tem o preenchimento opcional para caracterizar essas fontes utilizadas.

Ao terminar, lembre-se de clicar em Salvar e Fechar

Caso você se depare com algum ambiente que não apresenta nenhum risco, faça a inclusão da seguinte forma.

Primeiramente clique em Riscos do Ambiente de Trabalho conforme abaixo:

Em seguida, informe a Empresa e o Ambiente de Trabalho. No campo Condição do Ambiente selecione a opção Ausência de Fatores de Risco.

Nesse caso, o Madu vai gerar um quadro para esse ambiente no PPRA com a informação de que há ausência de riscos conforme exemplo abaixo: 

Pronto!!
Finalizamos mais um artigo. Continue visitando nossa biblioteca e fique por dentro de tudo que o Madu oferece!
Até a próxima!!!

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