Normalmente as atividades complementares mais comuns são Trabalho em Altura - NR35 e Trabalho em Espaço Confinado - NR33. Mas podem ser cadastradas outros tipos de atividades complementares como Manipulação de Alimentos, Trabalho com Eletricidade e etc.
É necessário cadastrar e incluir a atividade complementar nas Funções para sair a opção de aptidão no ASO.
Vale ressaltar que a relação de atividades complementares por função é relacionada nos relatórios PGR, LIP, LTCAT e PCMSO.
Veja como fazer o cadastro:
Clique em Novo, preencha a Descrição desta atividade e se a informação Deve constar no ASO. Em seguida, no agrupamento de EXAMES SUGERIDOS PARA A ATIVIDADE COMPLEMENTAR será possível incluir os exames necessários aplicáveis para realização dessa atividade.
Você tem também a opção de incluir os exames específicos que são relacionados a essa Atividade Complementar.
Agora vamos inserir esta atividade complementar criada em uma Função. Para isso, clique em Funções conforme abaixo:
No campo Realiza atividades complementares selecione SIM para incluir a atividade criada anteriormente. Ao clicar em Sim o título Atividades Complementares ficará habilitado.
Clique em Novo, busque na lupa o nome da atividade e clique em Salvar. Por fim clique em Salvar e Fechar para concluir a alteração nesta função.
Cabe lembrar que uma vez realizada a programação ela soma ao PCMSO, ou seja, inclui os exames novos que não estavam na programação originalmente.
Atenção: Importante lembrar que você deve observar a data correta do início desta atividade especial na função. Para isso, ao incluir em uma função já existente insira um novo Histórico com a data correta do início da atividade especial nesta função.
Ao emitir um ASO veja que você deve informar o resultado de Apto ou Inapto para a atividade especial.
Ao imprimir o ASO, veja como a informação aparece no documento:
Pronto!
Finalizamos mais esse assunto!
Até a próxima!!!






