Passar para o conteúdo principal
Todas as coleçõesMontando Relatórios, Consultas e Textos
Emitindo um Relatório (Consulta) no Madu
Emitindo um Relatório (Consulta) no Madu

Veja como é simples criar uma Consulta no Madu para extrair diversos relatórios e informações

Adriano Lopes avatar
Escrito por Adriano Lopes
Atualizado há mais de uma semana

O Madu permite que você crie diversos tipos de consultas em seu banco de dados. Na prática essas Consultas são relatórios que você pode montar de acordo com suas necessidades para extrair as mais variadas informações. 

Embora o Madu já traga uma série de consultas predefinidas, nesse artigo vamos mostrar como criar e editar essas informações. Para iniciarmos, clique em Consultas no menu do Madu:

Na tela inicial você verá as Consultas predefinidas do Madu. Para visualizar as informações, basta selecionar o nome da Consulta e clicar em Visualizar

Para a criação de uma nova Consulta, clique em Novo conforme abaixo:

Primeiramente escolha o Nome da consulta. Em seguida, selecione a Fonte de Dados de onde o Madu vai buscar essas informações. Por fim, clique em Novo para iniciar a tabular as informações.

Agora vamos tabular as informações que queremos em nossa Consulta.

Posição: define a ordem das colunas.
Campo: define a informação das colunas.
Ordenar: aqui você pode se quer que a informação dessa coluna implique na ordem da consulta. Não é um campo obrigatório.
Direção: define a forma da apresentação. Não é um campo obrigatório.
Totalizador: aqui você pode escolher ou não uma forma de contabilizar os dados.

Ao concluir essa etapa você deve ter ficado com uma imagem como a nossa:

A qualquer tempo você pode selecionar uma das linhas e modificá-las usando a opção Editar.
Você também pode usar a opção Agrupadores. Ela será útil para definir como você deseja que a sua consulta seja subdividida. Para aplicar essa configuração, clique em Novo conforme abaixo:

Em nosso exemplo, definimos que a Consulta será subdividida por Empresa. Desta forma, ao executar a pesquisa apareceram uma lista de empresas e você poderá escolher a empresa antes de chegar a Consulta final.

Em seguida você pode escolher os filtros da consulta. Vamos falar primeiramente dos Filtros Dinâmicos. Estes filtros são normalmente usados para definir parâmetros de pesquisa, ou seja, quando quisermos que na Consulta possamos informar uma data limite por exemplo. Para incluir esse tipo de filtro siga conforme abaixo:

Em nosso exemplo, colocamos um filtro de Data Limite. Nesse caso ao efetuar a Consulta haverá um campo para informar essa data. Veja como ficou:

Para finalizar, há a opção de inserirmos um Filtro Estático. Esse filtro fica "por traz" do sistema e não aparece na tela. Trata-se de um filtro que normalmente não é alterado. Podemos usar quando quisermos uma consulta de exames periódicos pendentes por exemplo. Veja como fica a configuração:

Em nosso caso, inserimos dois filtros, pois queremos que nossa Consulta mostre os exames Pendentes e Periódicos.

Pronto! Terminamos! Clique em Salvar e Fechar e vamos fazer um teste!

Na tela inicial selecione o nome do arquivo criado e clique em Visualizar conforme abaixo:

Como inserimos um Filtro Dinâmico, precisamos informar a data limite da consulta:

Agora selecione a Empresa que deseja consultar. Essa definição foi realizada no campo Agrupamento no início de nosso trabalho.

Pronto! Essa é a nossa Lista de Convocação!

Continue visitando nossos artigos e fique por dentro de tudo que o Madu pode fazer por você!

Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?