Passar para o conteúdo principal
Emitindo um PPP

Veja como é simples emitir um PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário utilizando o Madu

Adriano Lopes avatar
Escrito por Adriano Lopes
Atualizado há mais de uma semana

Para emitir um PPP, siga o caminho conforme abaixo:

Primeiramente vamos fazer uma pesquisa para verificar se já existe um PPP gerado. Para isso, preencha o nome da empresa e clique em Pesquisar. Em nosso exemplo, veja que existem vários PPP´s emitidos. 

Caso queira emitir um novo PPP clique em NOVO PPP.

Uma nova tela será aberta onde você deve preencher alguns campos como Motivo para Emissão e Cadastrar Para. Note que há a opção de emissão de PPP para uma empresa específica, um posto, cargo, funcionário específico, dentre outros. A escolha mais usual é por Funcionário onde poderá selecionar o Nome do funcionário conforme exemplo abaixo:

Selecione o funcionário desejado, clique na "seta" e em seguida clique em Executar no canto superior esquerdo da tela.

O Madu vai apresentar a seguinte mensagem:


Clique em Sim e acompanhe o processamento do PPP... isso leva só alguns segundos!

Note que você pode acompanhar o progresso do relatório. Clique no "X" na aba inferior e volte para a página principal.  Em seguida, selecione o nome da Empresa e clique em Pesquisar para localizar o PPP emitido.

Selecione o PPP desejado, clique em Consultas e em seguida Emitir Documento.

Para finalizar, selecione o arquivo gerado pelo Madu e clique em Visualizar.

Pronto!
Este é o PPP emitido pelo Madu.
Note que você tem várias opções como Imprimir, Exportar para PDF, Exportar para Word, Enviar por e-mail, etc.

No canto inferior direito há a opção de ir para a segunda página.
Caso queira incluir algo manualmente, dê um duplo clique sobre o nome do arquivo e faça as alterações desejadas.

Data de Início das Informações para o PPP

No cadastro do Estabelecimento tem um item chamado "data de início das informações para o PPP", conforme abaixo:

Qual é o objetivo de inserir esta data?
Se o Prestador de Serviço (Clínica) tem uma nova empresa cliente, no momento da geração do PPP de um funcionário dessa empresa, o Prestador poderá informar os riscos e exames somente a partir da data de início de contrato, pois é a partir dessa data que o Prestador de Serviço é responsável por tais informações.

Se for gerado um PPP para um funcionário que possui data de admissão anterior a "data de início das informações para o PPP" o sistema vai considerar como data de início do contrato do funcionário a "data de início das informações para o PPP" e não a data de admissão do funcionário. Segue um exemplo abaixo para facilitar o entendimento:
Utilizando o exemplo da imagem acima, a Empresa Teste possui data de início das informações para o PPP 01/02/2019 e vou gerar um PPP para um funcionário que possui data de admissão 01/08/2005.

Perceba que no relatório de PPP abaixo, no campo DATA DE ADMISSÃO o sistema traz a data 01/08/2005 (data cadastrada no contrato de trabalho do funcionário).
Já nos campo de LOTAÇÃO E ATRIBUIÇÃO e PROFISSIOGRAFIA o Madu irá trazer a data de início das informações para o PPP, conforme foi inserido no cadastro do Estabelecimento:

Qual o motivo do PPP ser cancelado por exceção?

Você em algum momento já deve ter se deparado com uma situação como essa... gerou um PPP e evidenciou que o "estado" do processo de execução do PPP foi cancelado por exceção, assim como na imagem abaixo:

Porque isso ocorre? Vamos te explicar....
Para um PPP ser gerado, é imprescindível que a função e o posto de trabalho do funcionário em que estou gerando o PPP esteja inserida em algum ambiente de trabalho, sem essa vinculação, o Madu não fará a impressão do PPP.
Se por acaso este processo de cancelado por exceção ocorrer com você, faça a conferência primeiramente no contrato de trabalho do funcionário para verificar a função e o posto de trabalho em que ele esta vinculado e após verifique no cadastro dos ambientes de trabalho se há pelo menos um ambiente de trabalho cadastrado para o posto em que está alocado este funcionário. Verifique também se a função deste funcionário está inserida neste ambiente de trabalho.

Finalizamos mais esse artigo. Continue visitando nossos artigos e conheça todas as funcionalidades do Madu!

Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?