Passar para o conteúdo principal
Cadastros de Riscos

Veja como é simples fazer o cadastro de Riscos no Madu

Adriano Lopes avatar
Escrito por Adriano Lopes
Atualizado há mais de uma semana

O Madu traz um cadastro de riscos pré pronto para o cliente, sendo necessário entrar em cada um dos riscos já cadastrados e fazer a parametrização deles conforme preferências de cada profissional de segurança.

Vale ressaltar que a qualquer tempo o cliente pode cadastrar um novo risco nesta tela.

Antes de inserir os riscos nas unidades de trabalho, ou seja, elaborar o PGR, LIP ou o LTCAT, é necessário fazer uma parametrização destes riscos. Para acessar o cadastro dos Riscos Ocupacionais, acesse o caminho abaixo:

Ao acessar este Menu, você poderá evidenciar uma série de riscos já cadastrados no sistema. Estes riscos estão baseados na Tabela 24 do eSocial.

Você poderá Editar essa relação e completar o cadastro existente ou incluir um novo risco, clicando na opção Novo.

Parametrizando/Editando um Risco

Conforme falamos acima, o Madu traz um pré-cadastro de Riscos que precisa ser editado de acordo com as definições de sua Clínica. Para isso, selecione o Risco e em seguida clique em Editar ou apenas dê um duplo clique sobre o risco que deseja editar.

Nessa nova tela, verifique todos os campos preenchidos pelo Madu. Tenha atenção especial aos campos:

- Usa Avaliação Qualitativa: Se para este risco o levantamento não pode ser realizado através de uma medição, coloque a opção SIM, caso contrário coloque a opção NÃO.

- Usa Avaliação Quantitativa: Se para este risco é realizado o levantamento através de uma medição, coloque a opção SIM, se ao contrário, coloque a opção NÃO.

Exemplo 1: O risco ruído é possível medir através de um decibelímetro, então neste caso é inserido a opção SIM no campo Usa Avaliação Quantitativa e NÃO no campo Usa Avaliação Qualitativa.
Exemplo 2: O risco queda de objetos não é possível utilizar um instrumento para medição, neste caso coloque a opção SIM no campo Usa Avaliação Qualitativa e NÃO no campo usa Avaliação Quantitativa.

Caso tenha escolhido a opção SIM para Usa Avaliação Quantitativa você deverá preencher os parâmetros na opção Avaliações

- Técnica utilizada: Neste campo deve ser inserido qual foi a técnica utilizada para fazer o levantamento e/ou medição deste risco. Exemplo: Dosimetria, inspeção in loco, inspeção técnica e etc.

- Fator de Risco para o eSocial: É neste campo que será feito o vínculo do risco com a tabela 24 do eSocial. Para os riscos que já estão cadastrados, o Madu já vai trazer preenchido o campo "Fator de Risco para o eSocial".

- Matriz de Classificação da Severidade: Aqui você deve selecionar qual Matriz de Classificação vai utilizar para este risco, para que posteriormente seja possível fazer a classificação dos riscos para o PGR.

- Limite de Tolerância: Este item deve ser preenchido conforme a legislação vigente para cada risco que está sendo parametrizado. OBS.: Para os riscos quantitativos que não possuem limite de tolerância, por exemplo o frio, não é obrigatório o preenchimento deste campo.

Você pode fazer sugestões de enquadramento para fins de LTCAT. Veja abaixo uma sugestão de enquadramento quando uma avaliação for Qualitativa:

Além disso, existe a possibilidade de realizar uma sugestão de enquadramento para uma avaliação Quantitativa. Veja abaixo:

Note que existem informações relativas ao fato de o Risco Constar ou Não no PCMSO (Programa, ASO, etc.)

Também existem informações relativas ao fato de o Risco Constar ou Não no LTCAT, PPP e S-2240.

Também há a possibilidade de registrar um procedimento de emergência para o risco. Ao selecionar SIM no campo o sistema abrirá uma nova aba para incluis quais são os procedimentos de emergência daquele risco:

Caso você inclua um procedimento de emergência para algum risco, o mesmo deverá constar no relatório no PGR, na página chamada "PROCEDIMENTOS PARA EMERGÊNCIA DOS RISCOS IDENTIFICADOS".

Também é importante informar os Danos a Saúde relativos a esse risco. Para finalizar, você pode sugerir exames para esse risco. Veja abaixo uma sugestão:

Note que no exemplo acima fiz a sugestão de que sempre que esse risco seja utilizado deveria ser solicitado uma Audiometria. Claro que essa informação é uma sugestão e pode ser editada pontualmente na criação do PCMSO.

Lembre-se de clicar em Salvar e Fechar para finalizar essa edição.

E caso desejar cadastrar um novo risco, apenas clique em NOVO e faça o cadastro seguindo todas as orientações acima.


Essa etapa do cadastro de riscos é muito importante para posteriormente fazer a inclusão deles nos laudos do PGR, PPRA e LTCAT.

Até a próxima!

Respondeu à sua pergunta?